Com o crescimento da tecnologia de bolso, o ambiente contemporâneo conta com mais do que apenas o mundo físico tangível. Existe uma realidade de dados que nos cerca com games virtuais para se jogar, histórias para se experienciar e tesouros para se buscar. Através de “visores de realidade aumentada”, as pessoas começam a descobrir manifestações virtuais ao seu redor, que aparecem ao vivo na câmera de seus celulares.
E ao adentrarem esse mundo, movimentos esquisitos são produzidos, enquanto os usuários balançam seus smartphones no ar. Esta foi a inspiração de Dance.AR, uma coreografia pensada a partir das formas com que se move um aparelho no espaço.
A “demonstração Dança.RA – Realidade Aumentada” de Sander Veenhof introduz o trabalho que será apresentado no dia seguinte, além de explorar as criações feitas para museus como o MoMA e a TATE Gallery.
Sander Veenhof estudou “mídias instáveis” na Gerrit Rietveld Academy. Como adepto das realidades digitais e virtuais por suas infinitas possibilidades, o holandês busca sua fascinação através do mundo real, graças à Realidade Aumentada (AR) que transforma o mundo em um ambiente programável.
Com suas criações para nossa realidade de dados geograficamente interconectados, ele explora as oportunidades práticas e conceituais da expressão artística dentro do espaço semi-digital híbrido. Em seus esforços, o artista se uniu ao coletivo Manifest.AR, co-fundado por ele após uma exposição em escala real no MoMA de Nova Iorque, organizada informalmente com alguns membros do coletivo e sem a permissão do museu.
http://www.sndrv.nl/dance
http://www.globalchoreography.info
Mais no(s) dia(s):