TRADUZIR

DRAMA BR_NL MAC

  • Jibbe Willems
  • 09 OUTUBRO 19H
  • Espaço Sesc Multiuso

SOBRE A PEÇA

Mac é um monólogo sobre uma geração que cresceu nos anos 90. Um tempo de liberdade e de prosperidade. Mac é sobre ter muitas opções e demandas demais. Sobre a ilusão de que a felicidade está sempre além. Mac é um retrato nítido, não dos anos 90, mas uma decorrência dos anos 90.
Mac é uma mulher decente, com uma vida social atribulada e um bom emprego. Mas as aparências nem sempre são o que parecem. Em 24 horas Mac muda de uma mulher de sucesso para uma “psicopata americana”. O público vê uma atriz no palco, embora pelo menos doze personagens estejam em cena.

 

SOBRE O PROJETO

DRAMA BR_NL – Intercâmbio de DRAMATURGIAS BRASIL X HOLANDA 2012 é um projeto idealizado e coordenado por Fabiano de Freitas, em parceria com Central de Cultura Brasil Holanda / TIN – Theater Institute of Netherlands, o TEMPO_FESTIVAL e o Teatro de Extremos.

À propósito das interações artísticas e culturais realizadas entre o Brasil e a Holanda por conta do projeto de intercâmbio de várias fundações holandesas lideradas pela Central de Cultura, foi proposta a realização do projeto de Intercâmbio de Dramaturgias Holanda Brasil 2012.

A proposta é de realizar a circulação de textos brasileiros e holandeses, com foco na mais representativa criação contemporânea dos dois países, provocando o maior conhecimento dos temas, abordagens e processos destes autores de diferentes países, além da proposição prática do estímulo a montagem destes textos por grupos dos dois países.

Dois dos mais representativos dramaturgos da Holanda neste momento. Lot Vekemans foi bastante premiada entre os anos de 2009 e 2010 com o drama GIF (Veneno), obra de sua maturidade. Já Jibbe Willems é um dos jovens dramaturgos de destaque na cena contemporânea no país, com um “exemplar” de texto moderno que dialoga com os temas mais evidentes da atualidade.

No mês de novembro serão lidos na Holanda 4 textos brasileiros, da recente safra de dramaturgia produzida no nosso país: “Agreste” e “Bodyart Project”, de Newton Moreno,  e “Os últimos dias de Gilda” e “Senhora coisa”, de Rodrigo de Roure.

SOBRE O DRAMATURGO

Jibbe Willens (1977, Arnhem) é dramaturgo e tradutor, em 2003 se graduou na Theatre Academy em Maastricht. Em seus escritos, ele explora a beleza da falha, as franjas da linguagem e o vão percurso para alcançar o sublime, onde sofrimento e felicidades são tão próximos que podem cancelar um ao outro por consolação. A próxima temporada de teatro holandesa inclui: To Heaven – um monólogo para o Demônio; Meanwhile, um diálogo para o fim; Cuba Libre, um drama quente de relações; Menuet; Oxido Nitroso; A ordem do dia; The Rhine Loper, poesia para espaços públicos.

 

FICHA TÉCNICA

  • DIREÇÃOFabiano de Freitas
  • ELENCOGuta Stresser
  • TRADUÇÃOCristiano Zwiesele do Amaral