Residência artística com o ator, dramaturgo e diretor francês Vincent Macaigne, em torno do clássico texto As Três Irmãs, de Anton Tchekhov. O diretor iniciará o processo de criação e pesquisa de sua nova montagem, prevista para a próxima edição do Festival d’Avignon 2013 e inspirada nos textos As Três Irmãs, de Tchekhov, e A Montanha Mágica, de Thomas Mann. A partir de uma seleção feita por Macaigne com atores profissionais e após um mês de residência artística no TEMPO_FESTIVAL das Artes, o resultado da experiência, A partir das Três Irmãs , será apresentado no Galpão Gamboa, nos dias 12 e 13 de outubro.
O diretor Vincent Macaigne possui uma real acuidade, atributo que o faz um artista único em constante pesquisa artística e em total busca de liberdade.
Apesar da forte referência do autor russo, Macaigne pretende usá-la apenas como ponto de partida para desenvolver um poema feroz sobre melancolia e desilusões, utilizando-se da trajetória pessoal de cada ator, assim como de referências imagéticas, musicais e da experiência no Brasil, promovendo o encontro entre múltiplos universos para produzir um trabalho único.
A respeito da residência no Brasil, Macaigne comenta: “Aproveitarei essa residência como primeira etapa de um trabalho de criação que se concluirá no Festival de Avignon 2013. Minha ambição é, sobretudo, encontrar outros artistas e começar, assim, uma ideia de criação no Brasil em um sentido mais amplo. É, portanto, importante para mim, abrir meu trabalho e me colocar em perigo. As três irmãs será um ponto de partida, uma matriz, mas minha vontade é a de escrever uma espécie de poema feroz e teatral sobre a melancolia e as desilusões. Confrontar o meu pensamento com o de um outro continente, com o de uma outra cultura, com o de outros artistas e outro ritmo. Trabalhar nessa torção. Esperar que essa torção seja fecunda”.
O francês Vincent Macaigne é ator, dramaturgo e diretor. Macaigne costuma partir de textos clássicos para criar pouco a pouco, a partir das demandas que propõe aos atores, formas de desconstrução e reconstrução dos textos e das cenas. Uma maneira de trabalhar que leva diretor e atores aos limites de suas capacidades. Para Macaigne, no tempo de criação, “perder tempo é primordial”. Para que a criação se estabeleça, é necessário ter esse tempo e respeitá-lo.
O teatro de Macaigne não poderia ser feito sem a respiração, sem a energia, sem a lealdade daqueles com quem ele trabalha. O artista é conhecido por seus processos criativos que envolvem muito fortemente a participação dos atores na construção dos espetáculos.