Criado a partir de uma residência desenvolvida no 1º TEMPO_FESTIVAL, o mais novo espetáculo, “A partir das três irmãs” (“Autour des trois soeurs”), de Vincent Macaigne, é baseado no texto “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov, e desenvolvido a partir do próprio grupo de brasileiros formado para esta experiência. O título final atribuído ao resultado da residência é “Hoje somos jovens então vamos botar fogo no mundo”.
O trabalho se estabelece na zona de perigo do processo, no encontro entre as culturas brasileira e francesa e entre o universo dos atores e o do diretor. O texto de Tchekhov serve como um salto para chegar a um poema feroz sobre melancolia e desilusões, construído em justaposição a fotos, músicas, referências da rua e dos atores.
A respeito do novo desafio, observa Macaigne: “Eu me permitirei reescrever e reestruturar o texto. A matéria do teatro é, para mim, mais ampla do que um texto, ela vem de mil lugares diferentes – da rua, de fotos, da música, dos atores… Estabelecer uma palavra feroz sobre um mundo que se reinventa. Falar de nossos medos e nossas tragédias, sempre. Confrontar o meu pensamento com o de um outro continente, com o de uma outra cultura, com o de outros artistas e outro ritmo. Trabalhar nessa torção. Esperar que essa torção seja fecunda.”
O francês Vincent Macaigne é dramaturgo e diretor de teatro, que exige nada menos que o máximo de seus atores. Suas criações são jogos cênicos onde todos sabem com profundidade o que fazer, em que ordem e porquê.
O teatro de Macaigne não poderia ser feito sem a respiração, sem a energia, sem a lealdade daqueles com quem ele trabalha. O artista é conhecido por seus processos criativos que envolvem muito fortemente a participação dos atores na construção dos espetáculos. Macaigne costuma partir de textos clássicos para criar pouco a pouco junto com os atores formas de desconstrução e reconstrução dos textos e das cenas. Uma forma de trabalho que leva diretor e atores aos limites de suas capacidades.
DIREÇÃO: Vincent Macaigne | ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E TRADUÇÃO: Claudio Serra e Lorena da Silva | ELENCO: Hélder Agostini, Lívia Paiva, Lúcia Bronstein, Márcia Jentzsch, Mariana Souza Nunes, Tatá Oliveira e Tracy Segal | OPERAÇÃO DE ILUMINAÇÃO: Victor Emanuel | OPERAÇÃO DE SOM: Pedro Portella