TRADUZIR

A NÃO-BELEZA DE ANGÉLICA LIDDELL

O solo performance Yo no soy bonita foi criado originalmente em 2004. A peça é a terceira parte do Ciclo A Desobediência: três confissões, composto também por ‘’Lições incompatíveis com a vida’’ (2003) e ‘’Lírios Partidos’’ (2004). Os três espetáculos não se restringem somente ao campo do teatro. Por isso, a artista prefere denominá-los como ‘’Ações’’. No caso, são momentos teatrais de curta duração que, ao invés de apresentar o desenvolvimento de uma ação dramática com começo–meio–fim, o que fazem é expor uma situação específica com o objetivo de conduzir o espectador a refletir sobre a experiência proposta.

Podemos considerar este trabalho como um documentário cênico autobiográfico. A peça fala da violência e de como os abusos sexuais gerados na infância criam feridas que permanecem resultando traumas ao longo de toda a vida. A atriz relata em primeira pessoa a história da sua própria infância para buscar as contradições e conflitos internos de um desdobramento confessional. Ela revela uma experiência que teve quando era menina. Quando foi passear de cavalo com duas amigas, um soldado no pretexto de ajudá-las aproveitou a situação para tocar nas genitálias das garotas. É com esse sentimento de humilhação do ponto de vista de uma mulher que Angélica Liddell desenvolveu este trabalho.
Em tal espetáculo, o corpo da atriz é ação (ato-manifesto) de desobediência contra a sociedade patriarcal. A performer combate o sentimento de misoginia. Há um investimento sobre a psicofísica da desobediência: lesionar o próprio corpo como maneira de criar uma violência poética-cênica para combater a violência da vida real. Desobedecer é o procedimento para acabar com a vergonha e com o silêncio. A ação de desdobrar as memórias transformando-as em atualidades cênicas é o que estimula no espectador a imaginação de uma crítica social. Para os conflitos dramáticos expostos em cena, busca-se um significado através da subversão. A performer usa o seu corpo em cena como um espaço de mobilização do discurso social da mulher através do teatro. É o corpo da dor capaz de negociar as dívidas da metafísica do poder patriarcal. O seu corpo é o recurso metafórico de violentos atos performativos para romper com a retórica da submissão. Um corpo que traz à tona as memórias do passado para modificar a situação presente. Para isso, encontram-se no palco a atriz, objetos utilizados no ritual cênico e um cavalo branco. O animal vivo traz para a cena o caráter de acontecimento, a instalação do instante e da vida em cena. A artista ocupa o lugar do grotesco. Transforma-se em bicho, em vegetal, porque somente dessa maneira ela consegue provocar e indagar a condição humana. Não é uma atriz que busca a beleza ou a satisfação estética. Nós, espectadores, somos confrontados num ato de desobediência e de questionamento da condição da mulher na sociedade contemporânea.
A vinda de Yo no soy bonita para o 2º TEMPO_FESTIVAL 2012 representa a estréia de Angélica Liddell na cidade do Rio de Janeiro. Antes,  a dramaturga ficou somente conhecida no Brasil pela montagem que o grupo paulista Teatro Kaus com direção de Reginaldo Nascimento fez de seu texto “O Casal Palavrakis” no SESC Consolação recentemente, no dia 16 de agosto. É curioso pensar como será a recepção do público carioca para um espetáculo tão intenso e bastante diferente do repertório teatral que estamos acostumados a assistir em nossa cidade. Uma oportunidade única de estar em contato com uma arte estranha e provocadora cuja necessidade cênica é expressar a dor e provocar o encontro com a beleza e a exposição máxima da alma e dos sentimentos.

Categorias: Blog. Tags: 2º TEMPO_2012, Angélica Liddell, carrossel, Espanha, Performance, Projeto Artista-Pesquisador e Teatro Kaus.