Em “O vento num violino” (“El viento en un violín”), o diretor argentino Cláudio Tolcachir aborda novamente os temas inesgotáveis da família e do amor ao questionar sobre suas infinitas possibilidades. Os personagens são tão intensos e extremos como limitados em sua capacidade de se relacionar: suas formas de dar e receber são sempre brutas. O espetáculo revela mulheres que se amam, buscando desesperadamente um filho. Mães com filhos, desesperadas para assegurar-lhes a felicidade. Filhos desorientados, desesperados para encontrar seu lugar. Histórias de seres ricos e pobres buscando a própria vida. E o amor que atravessa tudo, que tudo permite, o bom e o mau. O amor de pensar a vida de outra forma e talvez aceitar-la, em nome do amor.
“O vento num violino“ é uma co-produção do Teatro Timbre 4 com o TEMPO_FESTIVAL das Artes, Festival Internacional Santiago a Mil, Festival d’Automne à Paris, Maison des Arts et de la Culture de Créteil. Com o apoio do fundo Iberescena para a criação conjunta com o Teatro Solís (Uruguai) e Producciones Teatrales Contemporáneas (Espanha).
Criada em 1999 por um grupo de pessoas com diferentes trajetórias e formações de teatro. Em 2001, este grupo, que então já estava completamente formado e em funcionamento, percebeu a necessidade de ter o seu próprio espaço para a investigação e a formação artísticas, bem como seus resultados e apresentações. No espaço antigo de uma empresa, surge a Timbre 4, dirigida por Claudio Tolcachir. A partir daí, atores jovens e ansiosos para encontrar um lugar apropriado de investigação e desenvolvimento artístico, começaram a realizar seu sonho. Um sonho que os permite decidir que tipo de teatro desejam realizar, como, com quem e onde ele será feito.
www.timbre4.com