“Migrações Temporárias : Fronteiras Reais e Imaginárias do Brasil” é um projeto que conjuga a dança e a performance à linguagem audiovisual. A fronteira entre as manifestações artísticas é, portanto, um foco do trabalho. Além disso, a residência possibilita abarcar, na proposta artística, múltiplos conceitos relacionados com a temática fronteiriça. O assunto não é apenas tratado em sua vertente física, mas também como representação em fronteiras ideológicas, geográficas, culturais e estéticas. O projeto foi contemplado pelo prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2010.
O trabalho de Roberta Savian está situado em uma zona de intersecção entre a dança e o teatro. Formada atriz pelo Tepa (Teatro-Escola de Porto Alegre) e graduada em dança pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a artista integra a cena teatral desde 2001, atuando em diversas produções premiadas de companhias do Sul do Brasil.
Em 2008, passou a se dedicar ao desenvolvimento de uma linguagem autoral e criou a performance “PDF: corpo_em_devir” , apresentado em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e em Havana (Cuba). Abaixo um dos vídeos que eram projetados sobre a dançarina durante a apresentação:
O desdobramento dessa pesquisa gerou a “Vídeoinstalação Coreográfica Migrações Temporárias : Fronteiras Reais e imaginárias do Brasil”. O projeto participou recentemente de uma residência artística no Centre National de la Danse (Paris).