Arrufos é o mais recente projeto do Grupo XIX de Teatro, que se apresenta no Teatro Glaucio Gill hoje e amanhã (26 e 27 de maio), às 20h.
Impossível falar do Grupo XIX de Teatro sem ser autoreferente… Isso porque o grupo já trouxe suas duas outras peças, Hysteria e Hygiene, para o riocenacontemporanea, festival que contava com os curadores do TEMPO_FESTIVAL. As peças saiam dos espaços convencionais e Hygiene, por exemplo, tomava os sobrados do Centro do Rio, criando um espetáculo vinculado às memórias da cidade.
Em seu terceiro trabalho, o Grupo XIX continua sua investigação a partir da história da vida privada brasileira. Com histórias de amor diversas em três diferentes séculos, o espetáculo mistura os tempos para que o espectador do século XXI possa entender de onde vem esse ideário do amor romântico e a quem serve essa construção.
Apostando em um ambiente intimista, a iluminação do espetáculo é toda feita através de abajures e o espaço interno do teatro é repleto de almofadas com padronagens românticas.
Também está na programação do TEMPO (no dia 27, às 18h na Sala 2 do Glaucio Gill) o filme sobre o processo do espetáculo entitulado “Qual o seu filme de amor preferido?”, que serve como complemento fundamental para quem viu a peça. E para quem já amou.