TRADUZIR

Viajar no Tempo Espetáculo | INTERNACIONAL | REINO UNIDO

  • Forced Entertainment
  • 23 E 24 DE NOVEMBRO - 20H
  • Oi Futuro

 

O que eu faria se pudesse viajar através do tempo, para trás ou para frente, e me transportar para qualquer momento da história? Talvez, pequenas ações possam desencadear uma série de eventos catastróficos indesejados. Afinal, ínfimas mudanças geram grandes consequências, o bater das asas de uma borboleta pode influenciar o outro lado do planeta. Talvez seja melhor apenas observar. Testemunhar a vida selvagem dos dinossauros antes dos seres humanos infestarem a terra, assistir em primeira mão à destruição de Pompeia pela erupção do Vesúvio, as primeiras apresentações de Prince, Beethoven e Nirvana ou a derradeira viagem do Titanic. Ou seria melhor ficar rico? Seduzir pessoas famosas? Cravar seu nome na história?

Por efeito desta irresistível indagação, um personagem de nome ou procedência indeterminados, vivido por Tyrone Huggins, imagina infinitas possibilidades. Sob a forma de um monólogo em fluxo contínuo e orgânico de pensamento, “To Move in Time” experimenta tanto a performatividade da palavra como a aproximação de um imaginário que vai dos quadrinhos à ficção científica, da literatura ao cinema hollywoodiano.

Pouco a pouco, essa obsessiva tentativa de tornar possíveis cenários impossíveis vislumbra o que realmente importa, o paradoxo do tempo e de nossos dilemas cotidianos. Afinal, como assinala Tim Etchells, diretor e autor da peça, vivemos num mundo que não pode ser facilmente modificado, corrigido ou melhorado por um truque fácil qualquer.

Após a apresentação do dia 23 de novembro, o ator fará um encontro com o público para conversar sobre o processo de criação do espetáculo.

 

Biografia

“To Move in Time” acaba de ser apresentado, em agosto, na programação do Festival de Edimburgo, um dos principais do mundo. A peça foi escrita e dirigida por Tim Etchells para ser interpretada por seu colaborador, Tyrone Huggins. Em mais de 40 anos de atividades, o ator é cofundador do grupo experimental Impact Theatre Co-operativ e intérprete de diversas companhias e produções da Royal Opera House, Liverpool Playhouse, entre outros. Etchells é um dos fundadores, em 1984, do renomado grupo inglês Forced Entertainment, que assina a produção do espetáculo e destacou-se por explorar as fronteiras entre teatro e performance. Diretor artístico da companhia, Etchells é também professor da Universidade de Lancaster e possui carreira como artista plástico. Foi escolhido Artista da Cidade de Lisboa, em 2014, e venceu o Spalding Gray Award, em 2016, concedido por instituições como Andy Warhol Museum.

 

Texto e Direção: Tim Etchells │ Performance e Colaboração: Tyrone Huggins │ Assistência de Direção: Hester Chillingworth | Desenho de luz: Jim Harrison | Direção de Produção: Jim Harrison | Operação de Luz: Mark Charles Webber | Tradução: Daniele Avila Small

 

Coprodução:

‘To Move In Time’ é uma produção de Tim Etchells e Forced Entertainment, em colaboração com Tyrone Huggins. Co-comissionada pelo The Yard Theatre, com o apoio do Lincoln Performing Arts Centre.

 

Serviço

Oi Futuro (Teatro)

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Telefone: (21) 3131-3060

Capacidade: 62 lugares

Dias: 23 e 24 de novembro

Horário: 20h

Duração: 60 minutos

Valor: R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia)

Classificação Indicativa: 16 anos