Cavemusic – discotecagem somática para pessoas horizontais – é uma performance musical conduzida e realizada ao vivo por Baba Electronica – alterego de Daniela Bershan (Alemanha) – em busca de um diálogo somático com o público e de um exercício de intimidade e afeto coletivos. Como em outras de suas obras, ela aqui se vale da prática da DJ como ferramenta para investigar e trabalhar a coletividade. Nesse sentido, a discotecagem é um compromisso de entender como a informação é transmitida e como o poder opera por meio de corpos o tempo todo. A pista de dança é uma forma de observar e compreender os corpos em movimento, em transição, em constante trânsito entre gêneros, expressões e formas. Sampleando e sendo sampleada, ela disseca coreografias e partituras sonoras para, assim, tornar tangível o modo como elas operam.
O público é convidado a ficar em colchões ao longo da noite com a artista, e no final a se reunir num café da manhã, em busca de um diálogo somático.
Cavemusic é realizado através da parceria do TEMPO_FESTIVAL com o GOETHE-Institut Rio de Janeiro.
Performance
Há três regras. A primeira é “fique na horizontal”: uma vez no ambiente onde será apresentado o trabalho, os participantes se deitam, buscando sentir suas próprias individualidades, a presença dos outros no espaço e como todos se conectam. A segunda é “fique confortável”: o grupo está prestes a articular algo em conjunto, todos ouvindo uma mesma estrutura sonora que se desenvolve ao vivo. A terceira é “fique parado”: talvez tudo comece com um barulho de fundo, que gradualmente vai ficando mais alto, e começa a preencher seus ouvidos, sua cabeça, seu corpo inteiro, até que, de repente (ou não tão de repente…), você se dá conta de que aquilo que tentava com tanta força não perceber é, neste momento, exatamente tudo o que você consegue ouvir.
Daniela Bershan
Artista visual, DJ, ativista e pesquisadora israelo-alemã, com um trabalho que vai da escultura à performance e à música, ela conceitua não apenas as características dos materiais com os quais lida, mas as habilidades e formas através dos quais eles podem ser lidos. Seu trabalho é conhecido pela elaboração de situações coletivas, processos materiais, encontros afetivos e de estudo, coreografias e expressões de processos sensoriais. Foi cofundadora e diretora do FATFORM, projeto multidisciplinar que propunha encontro, intercâmbio, exibição e performance de grupos de artistas. Seus trabalhos já foram apresentados em diversos países, entre eles Alemanha, Holanda, Austrália e Brasil – incluindo a 29ª Bienal de São Paulo.
Conheça o som do Cavemusic: https://soundcloud.com/baba-electronica/sets/cavemusic-somatic-trips
Ficha técnica
Conceito: Daniela Bershan / Performance e música: Baba Electronica / Luz, som e cenografia: Daniela Bershan
Serviço
EAV Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Telefone: (21) 3081-0092
Capacidade: 38 lugares
Dia: 20 de outubro
Horário: 23h
Duração: 8h
Entrada Gratuita
Confirmação prévia – através do e-mail: cavemusic@tempofestival.com.br
Classificação Indicativa: 16 anos
Mais no(s) dia(s):