A Cia. Urbana de Dança, grupo carioca liderado por Sonia Destri, é notória por crescer a cada ano e está em destaque por abrir um dos maiores festivais da França no próximo dia 7 (janeiro).
Na notícia de junho de 2006, na capa do “Segundo Caderno”, vemos uma companhia que dava os primeiros passos na entrada para um circuito europeu, com o disputado convite para a Bienal de Lyon, onde apresentaram “Ziriguidum Urbano”.
Em 2010, o grupo conquistou o público nova-iorquino em apresentações ao lado da Merce Cunningham Dance Company e do American Ballet Theater, no festival Fall for Dance, onde apresentaram o espetáculo “(ID) entidades”, cujo trecho pode ser visto abaixo:
Agora, na França, a companhia abre o décimo nono Festival de Suresnes, com o espetáculo “Chapa Quente”, em junho participam do Festival 7 Collines, em Saint-Etienne, também na França. Enquanto não vemos o novo trabalho por aqui, fica uma palhinha de “Suite Funk”, performance criada a partir do funk das favelas cariocas e apresentada no Hangar 23, em Rouen: