Ocupação apresenta no Rio de Janeiro a obra do escritor Marcelino Freire

Marcelino Freire

Expoente da literatura brasileira contemporânea, o escritor pernambucano Marcelino Freire terá seus textos montados em três espetáculos na Ocupação Palavra Amassada entre os Dentes, no Sesc Copacabana, de 9 de maio a 4 de junho. Além das peças, está programado um sarau com participação do autor e dos poetas Chacal e Mano Melo, no dia 24 de maio, de 19h às 21h30. Marcelino também promoverá ainda uma oficina literária, e uma seleção de seus livros estará disponível aos visitantes no Espaço de Leitura do Sesc.

“Um Sol de Muito Tempo”, performance solo de Wilson Belém, dirigida por Cadu Cinelli, abre os trabalhos no dia 9, ocupando o Cine-Teatro do Sesc (temporada às terças e quintas, às 20h). A obra é baseada em seis contos de Marcelino que têm em comum o tema da senilidade: “A Última Sessão”, “Belinha”, “A Acompanhante”, “Hora do Banho”, “Vovô Valério Vai Voar” e “Troca de Alianças”.

No dia 11 de maio, estreia “Balé Ralé”, da companhia Teatro de Extremos. O espetáculo parte da teatralização da obra de Marcelino Freire para falar sobre vozes e corpos marginais, promovendo uma escuta das ruas. No elenco, estão Blackyva, Leonardo Corajo, Mauricio Lima, Samuel Paes de Luna, Vilma Melo e Juracy de Oliveira (stand in).  A direção é de Fabiano de Freitas, e a peça fica em cartaz de quinta a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h.

Transitando na mesma seara dos personagens marginalizados, Fernando Philbert dirige “Contos Negreiros do Brasil”, espetáculo baseado nos doze contos do livro “Contos Negreiros”. Em cena, Rodrigo França, Li Borges e Milton Filho falam sobre a condição do negro no Brasil, seja jovem estudante, mulher, gay, prostituta, idoso, menor infrator. A estreia é no dia 12 de maio, na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, e a temporada é às sextas e sábados, às 19h, e domingos, às 18h.

A oficina literária Soltando a Língua com Marcelo Freire será nos dias 25, 26 e 27 de maio, de 14h às 17h30. Por meio de exercícios e de intensa troca de ideias e de experiências entre os participantes da oficina, o escritor dará dicas de como desbloquear e enxugar um texto, trabalhar a concisão, dar voz a uma ideia, criar um personagem, organizar um livro, valorizar o repertório e o vocabulário, seja em qual gênero literário for. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: sesccopacabana.inscricoes@sescrio.org.br, com carta de intenção, currículo e foto.

O Sesc Copacabana fica na  Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana. Informações: (21) 2547-0156 ou AQUI.

[foto: Marcelino Freire, por Mario Miranda Filho]