TRADUZIR

Casa Quintal de Artes Cênicas promove oficina multidisciplinar

Foto 3 - Duda

Criada pela atriz Bianca Byington, a Casa Quintal de Artes Cênicas, no Rio de Janeiro, tem recebido, desde o ano passado, uma série de oficinas desenvolvidas por artistas variados, ligados a dança, humor e improvisação. No fim de semana dos dias 27 e 28 de maio, o passo seguinte será dado com a realização da Oficina Sortida, a primeira totalmente idealizada, organizada e bancada pela Casa.

Como o nome sugere, três profissionais de áreas artísticas distintas vão conduzir os trabalhos: Duda Maia [na foto], Janaina Azevedo e Michel Bercovitch. A ideia da Oficina Sortida está ligada à proposta central da Casa Quintal: promover encontros. Serão dois dias de programação, com café da manhã e lanche inclusos, e pausa para o almoço e sesta (o participante pode levar sua refeição ou, se preferir, sair para almoçar).

Duda Maia apresenta “O corpo que brinca e joga”, que busca a conscientização da estrutura física do aluno, a partir de noções básicas de sua anatomia. Desta forma, será capaz de desenvolver um trabalho de improvisação, ampliando seu vocabulário corporal. O método foi utilizado por Duda para a montagem dos espetáculos “Auê” e “A Gaiola”. “A libertação do som”, de Janaina Azevedo, tem como objetivo promover o encontro entre voz, corpo e espaço para alcançar a liberação de sons reprimidos. Através dos recursos vocais é possível ampliar a percepção das emoções e da forma que elas afetam a comunicação com o mundo. Já o ator e diretor Michel Bercovitch ministra a oficina “A atriz, o ator e as palavras” que visa investigar a importância da palavra no universo cênico, através de exercícios e jogos, improvisações e criação, partituras e musicalidade.

“Reunir artistas com várias formações, para fazer um mergulho de dois dias, investigando corpo, voz e palavra, potencializando a individualidade de cada um dentro de um coletivo, e discutir sobre isso, durante as pausas e refeições, é para mim uma atitude política extremamente necessária”, ressalta a diretora Duda Maia. “Que esse seja o primeiro de muitos”, diz.

A cada mês, a Casa promoverá uma nova programação. “Futuramente vamos fazer oficinas de cenário, figurino e luz. A ideia é fazer pelo menos uma oficina intensiva por mês”, anuncia Bianca, que conta com uma equipe de curadoria formada pelos atores Flavio Pardal, Leonardo Netto, Letícia Isnard, Marcio Vito e a produtora Flavia Paulo. “Nos apelidamos de pequeno exército Biancaleone [referência ao filme “O Icrível Exército de Branceleone”, de Mario Monicelli]. E assim vamos juntos, passo a passo, atravessando esse momento tão árido da nossa cidade”.

As inscrições estão abertas a todos os interessados, sendo da área artística ou não, e podem ser feitas pelo e-mail oficinasortida@gmail.com. O valor é de R$ 300. Mais informações pelos telefones (21) 7819-0155 e 9 8298-9001 (Whatsapp).

Confira abaixo a programação de ambos os dias:

10h Café da manhã

10h30 Duda Maia

13h Almoço livre

14h Sesta

14h30 Janaina Azevedo

16h30 Lanche

17h Michel Bercovitch

20h Encerramento

BAR aberto até 22h

[foto: Duda Maia. Crédito: divulgação]

Categorias: Blog. Tags: Bianca Byington, Casa Quintal de Artes Cênicas, Duda Maia, Janaina Azevedo, Michel Bercovitch e Oficina Sortida.