Última Peça LEITURA NACIONAL

  • Inez Viana
  • Thomas Quillardet
  • 21 DE OUTUBRO - 15H30
  • Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

SINOPSE

Uma mulher que não se lembra do filho. Do seu filho. Ela não lembra que tem um filho, nem que é mãe, portanto. Essa peça é sobre uma mulher desmemoriada. Diante do horror do mundo, numa época estranha e sem data definida, ela contrata um professor de francês.

Ao longo da história descobrimos que ele é o seu próprio filho. Um filho que não morava mais no mesmo território que ela. Um filho ausente. Talvez, ele não exista mesmo e tudo o que vemos são tentativas dela fazer uma ponte com o mundo real.

Sucessivas camadas narrativas se sobrepõem e a peça adquire um formato inesperado, onde assuntos atuais se misturam a jogos alucinatórios.

SOBRE INEZ VIANA

Inez Viana, atriz e diretora, é formada pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras. É fundadora e diretora da Cia de Teatro OmondÉ, com oito anos de existência e seis peças no currículo, entre elas Mata Teu Pai, de Grace Passô, com Débora Lamm, e As Conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuna, pela qual foi indicada aos Prêmios Shell e APTR de melhor direção em 2010. No teatro, seus trabalhos mais recentes são Nu de Botas, dirigido por Cristina Moura, e Krum, de Hanoch Levin, com direção de Marcio Abreu.

SOBRE THOMAS QUILLARDET

Diretor francês, autor de teatro e tradutor. Seu primeiro espetáculo foi Les Quatre Jumelles, de Copi, em 2004. Em novembro de 2005, ele organizou o festival Teatro em Obras no Théâtre de la Cité Internationale e no Théâtre Mouffetard, como parte do ano brasileiro. Um ciclo de doze leituras de jovens dramaturgos brasileiros e a realização de Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrígues. Em 2007, no Rio de Janeiro e Curitiba, monta um díptico de Copi com atores brasileiros: Le Frigo e Loretta Strong. Como parte do ano da França no Brasil, em 2009, ele montou L’Atelier volant, de Valère Novarina, no Rio de Janeiro. Criou ainda com Marcio Abreu e Pierre Pradinas o espetáculo Nus, Ferozes e Antropófagos. Em 2016, funda a companhia 8 de Abril, com o espetáculo Montagne.

SERVIÇO

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Galeria 02

Endereço: Rua Humaitá, 163 – Humaitá

Telefone: (21) 2535-3846

Capacidade: 20 lugares

Dia: 21 de outubro

Horário: 15h30

Duração: 45 minutos

Entrada Gratuita – distribuição de senhas 1 hora antes

Classificação Indicativa:  14 anos

FICHA TÉCNICA

Texto: Inez Viana | Ator: Thomas Quillardet | Atriz: Inez Viana | Projeção e narração: Lucas Lacerda | Foto: Elídia Novaes