Entrevista com Antonia Baehr sobre a performance Rir.
“Rir” (“Lachen / Laugh / Rire”) é a continuação da pesquisa de Antonia Baher sobre o riso. A performance explora o som e a forma do riso, é coreografia e encenação, ritmo e gesto. A artista pediu aos seus amigos e família para compor “partituras de riso” centradas no ato de rir, e não no desejo de ser engraçado. No palco, ela interpreta estas descrições de riso, convocando o público a perceber as nuances e as inúmeras intenções subjacentes a cada gargalhada. A comédia não é o ponto, e a contenção é um inevitável efeito. Trata-se de um jogo de distorção de espelhos propondo a re-significação do riso.
Antonia Baehr é uma coreógrafa caracterizada por seu trabalho multidisciplinar. Por meio de um método colaborativo, a artista alemã utiliza uma estrutura de jogo pautada pela troca de funções: cada pessoa é, alternadamente, diretora / autora / apresentadora e performer / público para outra pessoa.
Antonia é formada em Film and Media Arts pela Hochschule der Künste Berlin. Obteve bolsa do DAAD e bolsa de mérito pela School of The Art Institute of Chicago. Em 2008, ela publicou seu livro “Rire / Laugh / Lachen”. Seus trabalhos incluem: “Holding hands” (2000), “Un après-midi” (2003), “Cat Calendar” (2004), “Larry Peacock” (2005), “Merci” (2006), “Rire” (2008), “Over The Shoulder” (2009) and “For Faces” (2010).
Mais no(s) dia(s):