Mostra de Vídeos Tadeusz Kantor MOSTRA DE VÍDEOS | RECORTE DA CENA POLONESA

  • Tadeusz Kantor
  • 18 A 23 OUTUBRO - 11H ÀS 20H
  • Oi Futuro Flamengo

kantor-extendida

SINOPSE

O polonês Tadeusz Kantor (1915-1990) artista multidisciplinar, mestre e inquestionável referência para inúmeros processos artísticos contemporâneos, atuante nas áreas da pintura, desenho, escultura, assemblage, cenografia, encenação, happening e performance, tem a sua obra devidamente reconhecida nesta mostra do TEMPO_FESTIVAL.

Cinco registros videográficos de seus trabalhos icônicos são apresentados: A Classe Morta (sobre homens idosos que voltam às carteiras escolares depois de anos); Que Morram os Artistas! (uma mescla de memórias de infância e referências ao escultor alemão Veit Stoss (1448-1533), entre outros elementos); Não Voltarei Jamais(colagem de personagens, cenas e situações de peças anteriores do artista); Wielopole, Wielopole (com evocações de sua cidade natal e a morte como força presente) e Hoje É meu Aniversário (trabalho no qual Kantor revisita suas memórias da guerra, dos amigos e da família, com forte base em sua obra como pintor). Todos os trabalhos fazem parte do Teatro da Morte, sua última fase. Descobrindo que nada expressa melhor a vida do que a ausência de vida, Kantor passa a tomar a morte como tema central de seus últimos espetáculos.

SOBRE TADEUSZ KANTOR

Artista multidisciplinar, mestre e inquestionável referência para inúmeros processos artísticos contemporâneos. Formou-se na Academia de Bela-Artes de Cracóvia, entre 1934 e 1939. Em 1942 criou o Teatro Clandestino. Funda, em Cracóvia, em 1955, o Teatro Cricot 2, mantendo-se em sua direção até 1990. Em 1963 funda o Teatro Zero e, mais tarde, em 1967 o Teatro Happening. Em 1975 funda o Teatro da Morte, uma ruptura com as etapas precedentes. Kantor descobre que nada expressa melhor a vida do que a ausência da vida. Assim, a morte se torna o tema central de seus últimos espetáculos. Para Hans-Thies Lehmann, o encenador polonês é um dos precursores do teatro pós-dramático.

SERVIÇO

Oi Futuro Flamengo

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo Tel.: (21) 3131-3060
De: 18 a 23 de Outubro
Horários: De 18 a 23, das 11h às 20h

Duração dos Vídeos:

1 – The Dead Class, 72 minutos

2 – Wielopole, Wielopole, 68 minutos

3 – Lets the Artists Die, 77 minutos

4 – I Shall Never Return,81 minutos

5 – Today is My Birthday, 77 minutos

Entrada Gratuita

Classificação Indicativa: 14 anos

O recorte da cena polonesa é organizado em cooperação com o Instituto Adam Mickiewicz, sob a sua marca emblemática Culture.pl, como parte do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil em 2016. O projeto é co-financiado pela Prefeitura de Varsóvia.