Um celular, uma conexão com a Internet, um corpo que dança. “Dança.RA – Realidade Aumentada – Coreografia Global” é um espetáculo dançado em tempo real por diversas pessoas em diferentes lugares do Planeta.
Dança.RA é uma interface que conjuga dança e realidade aumentada (RA – Realidade Aumentada) e funciona em celulares. É uma concepção do holandês Sander Veenhof, que estudou ciência da computação e arte. A coreografia é de Marjolein Vogels.
“Não importa se você está na Austrália, Ásia, Europa ou nas Américas, todos estão convidados. Alguém, no Rio de Janeiro, movimenta seu celular, acima da cabeça, da esquerda para a direita e, no exato momento, outra pessoa, em Nova Iorque, fará simultaneamente a mesma coisa.”
Na tela do telefone, uma instrução virtual indica os movimentos que o dançarino deve realizar. A coreografia consiste em 33 movimentos e, embora pareça uma ação particular, é uma experiência coletiva. Todas as pessoas que estiverem participando de uma mesma sessão do Dança.RA, em qualquer parte do mundo, dançarão de maneira sincronizada. A coordenada geográfica de cada dançarino fica disponível no aplicativo e também no site www.sndrv.nl/dance. Um mapa mostra então a dimensão da experiência coletiva distribuída globalmente.
No dia 06 de outubro, haverá um encontro com Veenhof no qual os participantes serão introduzidos à proposta do evento. O objetivo é uma integração completa por meio das instruções concedidas pelo artista e também pela combinação entre os colaboradores.
O holandês Sander Veenhof é um artista que, por meio de novas mídias, explora as relações entre Ciência da Computação e Arte. Veenhof é um dos membros fundadores da Manifest.AR, um coletivo de artistas que cria suas obras em AR (Augmented Reality – Realidade Aumentada).
http://www.sndrv.nl/dance
http://www.globalchoreography.info