Apocalipse | The Apocalypse RECORTE DA CENA POLONESA | Teatro

  • Michał Borczuch
  • 22 E 23 OUTUBRO - 19H
  • Teatro Municipal Carlos Gomes

apocalipse_extendida

SINOPSE

“Apocalipse – um jogo com o kitsch e o sentimentalismo ao qual nos expusemos quando falamos sobre o sofrimento dos famintos a partir de uma posição de quem está com a barriga cheia. O que sobra, então, dos problemas sociais, são clichês estéticos, no consciente desamparo da arte”. Witold Mrozek

A obra do diretor Michał Borczuch é inspirada na gravação da última entrevista do cineasta, dramaturgo e poeta italiano, Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e no trabalho da jornalista e escritora italiana Oriana Fallaci (1929-2006), uma das personalidades mais reconhecidas do jornalismo político do século XX.

A performance se fundamenta em dois discursos radicalmente distintos sobre a civilização ocidental e seu fantasmagórico Outro, personificado na figura de um imigrante ilegal, muçulmano e terrorista. Pasolini surge como um admirador dos “outros” que podem mudar o estilo de vida materialista da Europa, enquanto Fallaci, crítica feroz do terrorismo islâmico, prevê no afluxo de imigrantes o fim da civilização europeia. Consumidos em seus medos, obsessões, desejos e melancolias, ambos formulam um diagnóstico da cultura e da sociedade na qual vivem. E morrem.

SOBRE O DIRETOR

Considerado um dos criadores teatrais mais talentosos da nova geração e uma das vozes mais interessantes e inovadoras do teatro polonês, Borczuch encontra sua inspiração nos contos de Andersen, na psicanálise de Freud e nas obras de Goethe. Formado em Escultura pela Academia de Belas Artes e pela Faculdade de Direção Teatral da Academia de Artes Dramáticas, é bolsista do The Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, programa direcionado a jovens artistas promissores do mundo inteiro.

SERVIÇO

Teatro Municipal Carlos Gomes

Endereço: Praça Tiradentes, S/N – Centro
Tel.: (21) 2224-3602
Capacidade: 685 lugares
Dias 22 e 23 de Outubro
Horário: 19h
Duração: 120 min
Valor: R$30 (inteira) / R$15 (meia)

Classificação Indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA

Direção: Michał Borczuch / Texto e Dramaturgia: Tomasz Śpiewak / Cenografia e Figurino: Dorota Nawrot / Design de Iluminação: Katarzyna Łuszczyk / Música: Bartosz Dziadosz „Pleq” / Assistente de Direção e Coordenador de Palco (Diretor de Palco): Radosław Mirski / Assistente de Cenografia: Weronika Biernat / Segundo Assistente de Direção: Jędrzej Piaskowski / Elenco: Bartosz Gelner, Ewa Dałkowska, Jan Sobolewski, Krzysztof Zarzecki, Marek Kalita, Marta Ojrzyńska-Nalazek, Sebastian Łach / Consultora de Italiano: Karolina Porcari / Mural: Krzysztof Mężyk, Ludmiła Woźniczko / Maquiagem: Monika Kaleta

O recorte da cena polonesa é organizado em cooperação com o Instituto Adam Mickiewicz, sob a sua marca emblemática Culture.pl, como parte do programa de apresentação da cultura polonesa no Brasil em 2016. O projeto é co-financiado pela Prefeitura de Varsóvia.