TRADUZIR

Tudo o que você precisa antes do encontro com Heiner Goebbels

Conhecido e reconhecido internacionalmente como um dos maiores expoentes da cena musical e teatral contemporânea, o alemão Heiner Goebbels, até a semana passada, viria para o MIT-sp na capital de São Paulo sem dar as caras no balneário carioca. Correndo contra o relógio, o TEMPO_FESTIVAL, em parceria com MITsp, Institut Goethe, Oi Futuro e Pequena Central, realizará um evento único e “fora do tempo”, na próxima quinta, dia 05 de março, às 19h3o, no Oi Futuro Ipanema.

A inscrição é gratuita, basta enviar seu nome para rsvp@tempofestival.com.br

Para ajudar a mergulhar um pouco no universo deste artista pouco conhecido por aqui, selecionamos alguns fatos e fotos (igual à revista) que compõem uma “iniciação Goebbels”.

273_phrases_52

Sobre Goebbels

É um diretor e compositor que desconstrói convenções de teatro, música e ópera, para criar experiências únicas e difíceis de catalogar em categorias específicas.

Sendo criador de peças que são apresentada em cena, com atores, músicos e performers, Heiner já ganhou prêmios como o European Theater Prize e o Grand Prix de la Critique de Paris. Sendo um excelente músico e compositor, foi indicado ao Grammy Awards.

Heiner é professor no Institute for Applied Theater Studies em Giessen, Alemanha, e Presidete da Theater Academy Hessen. De 2012 a 2014, ele foi o diretor artístico do Festival Internacional de Artes RUHRTRIENNALE.

Também é notável sua participação na Documenta X de Kassel, além da criação instalações sonoras para o Centro Pompidou. De 10 a 12 de março, ele apresentará instalação performática “Stifters Dinge”, no MIT-SP 2015.

453_img_6122

Sobre o encontro

O evento também parte do próprio desejo de Goebbels de apresentar seu trabalho para o público do Rio. Ele apresentará seu trabalho musical e teatral com referências em vídeo e desenvolverá o conceito de ‘drama da percepção’, uma ideia artística que se afasta da noção clássica de drama (conflito entre duas respresentações) e na qual prevalecem a polifonia dos elementos e os contrapontos entre música e literatura, corpo e voz, audição e visão, etc., em um movimento artístico que vê o teatro como experiência.

Stifter’s Dinge

A instalação-performática que será apresentada no MIT-SP é um excelente ponto de partida para visitar o trabalho do criador. No vídeo abaixo uma rápida entrevista e algumas imagens já dão um gostinho do que está por vir (e é grandioso). Também selecionamos este ótimo texto da Rafaela Rocha Miranda, que viu tudo de perto, pro site OEsquema.


Eraritjaritjaka — Museu das Frases

Indicado pela curadora e cenógrafa Bia Junqueira, Eraritjaritjaka traz uma casa inteira sobre um palco, unindo encenação com performance musical, vídeo-instalação e cenografia marcante — esta última uma característica essencial do trabalho de Goebbels. Encontramos um vídeo que reúne um pouco dos ousados projetos visuais que já foram colocados em cena pelo alemão.

Rota de navegação

Para seguir navegando pelo além-TEMPO, recomendamos passar pelo site do MIT-SP para começar, se aventurando também pela database do próprio artista e seguindo rumo nos ventos visuais dos vídeos de Heiner no Vimeo: https://vimeo.com/search?q=heiner+goebbels

Esperamos vocês na quinta e desejamos uma ótima navegação! Ahoy!

Categorias: Notícias. Tags: carrossel, Eraritjaritjaka, Heiner Goebbels, Institut Goethe, MITsp, Oi Futuro, Pequena Central e Stifter's Dinge.