TRADUZIR

DOCUMENTÁRIO-POST SOBRE "FESTA DA SEPARAÇÃO"

Após uma curta e elogiada temporada no Espaço SESC Copacabana, o documentário cênico Festa da Separação, dirigido por Luis Fernando Marques (integrante do Grupo XIX de Teatro), deu adeus esta semana ao público carioca. O espetáculo, que tem por argumento principal o rompimento do casal Janaína Leite (que é parceira de Marques no grupo XIX) e Felipe Teixeira Pinto, além de emocionar as platéias por onde passa, traz um sofisticado entrelaçamento entre as linguagens do teatro e do documentário, este último associado fortemente à obras cinematográficas.

Isto porque o ex-casal aposta na indistinção entre realidade e ficção ao escolher como eixo narrativo a própria relação. Neste embaçamento de fronteiras, o compartilhamento de intimidades proposto em “Festa da Separação” remete a obras de outros artistas, em especial a francesa Sophie Calle, que, em trabalhos como Cuide de Você (que esteve em cartaz no MAM – Rio no início de 2010) e Double Blind (diário-road-íntimo-movie de Calle exibido na exposicão Meias Verdades, no Oi Futuro Flamengo em 2009), transforma a sua produção artística em formas de estar-no-mundo, em modos de superar e também discutir o vai-e-vem dos relacionamentos.

Assista abaixo a entrevista que o diretor do documentário cênico concedeu ao TEMPO_FESTIVAL. No vídeo, Marques fala um pouco sobre o processo de elaboração do espetáculo, as principais referências, a recepção do público e outras coisas mais. Para quem não quer se separar tão cedo deste espetáculo, vale a pena apostar no affair.

FESTA DA SEPARAÇÃO: o casamento entre Teatro e Documentário from Tempo Festival on Vimeo.

EM TEMPO: Marques, Leite e Pinto participaram do 2 TEMPO_FESTIVAL. Os dois primeiros, além de apresentarem o espetáculo Arrufos, participaram junto com o terceiro, do debate Cachaça ou Chocolate?, sobre o espetáculo Festa da Separação. Clique aqui para ler sobre os eventos.

Categorias: Notícias. Tags: Felipe Teixeira Pinto, Festa da Separação, Janaína Leite, Luis Fernando Marques e Sophie Calle.