TRADUZIR

"COMIDA ALEMÃ" – DIFÍCIL DE ENGOLIR

No dia 26 de maio, o pontapé inicial para o 2° TEMPO_FESTIVAL será dado com o espetáculo chileno Comida Alemã, dirigido por Cristían Plana a partir do texto de Thomas Bernhard.

Atração internacional do TEMPO que será apresentada no Oi Futuro em Ipanema, Comida Alemã é um dos minidramas (dramolettes) escritos pelo polêmico autor austríaco Thomas Bernhard (1931-1989). Nesta obra, produzida entre 1978 e 1981, Bernhard retrata a rotina de uma típica família alemã, assolada pelos espectros do nazismo. Na adaptação teatral, a ação se passa na Colônia Dignidade, um enclave alemão no Chile criado na década de 60 pelo cabo nazista Paul Schäefer, e utilizado como centro de concentração e tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Realizando a ponte entre a Alemanha e o Chile, Cristían Plana traz à cena situações que marcam não só a história recente dos dois países, mas também de muitos outros lugares do mundo, como o Brasil. De fato, lidar artisticamente com as contradições e a crueldade dos regimes ditatoriais não é nem um pouco fácil. Corre-se sempre o risco de privilegiar o conteúdo político, em detrimento da criação artística. Não é este, no entanto, o caso de Plana. No espetáculo chileno, política e estética se entrelaçam em cenas que trabalham as tensões entre música, silêncio e jogo cênico.

Comida Alemã, sem dúvida, é uma boa pedida: um prato que não foi feito para ser engolido (e esquecido), mas para ser ruminado (e para sempre lembrado). Como fato politico, como experiência estética.

Categorias: Notícias. Tags: 2° TEMPO_2010, Cristían Plana e Thomas Bernhard.